SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Scientific production of nurse clinicians mediated by a research advisory groupStudy of work accidents related to human body fluids exposure among health workers at a university hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

CAETANO, Joselany Áfio  and  PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Autocuidado e o portador do HIV/aids: sitematização da assistência de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.3, pp. 336-345. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000300006.

À pesquisa tem como objetivo sistematizar a assistência de enfermagem ao portador do HIV/aids, à luz da Teoria de Enfermagem do Déficit de Autocuidado de Orem. Utilizou-se a modalidade convergenteassistencial e o Processo de Enfermagem de Autocuidado. Foram treze sujeitos, atendidos numa organização não-governamental, no município de Fortaleza/CE. Utilizou-se técnicas de entrevista, exame físico, observação e o registro de informações, com um instrumento estruturado, abordando os requisitos de autocuidado universal, os relativos ao desenvolvimento e aqueles de alterações de saúde. Os déficits de autocuidado corresponderam a dezenove diagnósticos de enfermagem, dez dos quais nos requisitos de autocuidado universal; cinco nos requisitos de desenvolvimento e quatro nos relacionados ao desvio de saúde. No planejamento da assistência, as metas e os objetivos priorizaram ações de apoio-educação com vistas ao engajamento do portador do HIV/aids no autocuidado.

Keywords : autocuidado; síndrome de inmunodeficiencia adquirida; VIH; enfermería.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese