SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Influence of noninvasive ventilation by BiPAP® on exercise tolerance and respiratory muscle strength in chronic obstructive pulmonary disease patients (COPD)Nursing diagnoses of patients in immediate postoperative period of laparoscopic cholecystectomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

VARGAS, Tatiana Victorelli Pires; MAIA, Emanuelle Mendonça  and  DANTAS, Rosana Aparecida Spadoti. Sentimentos de pacientes no pré-operatório de cirurgia cardíaca. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.3, pp. 383-388. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000300012.

Com o objetivo de identificar os sentimentos apresentados frente à notícia da necessidade de realização de uma cirurgia cardíaca e, posteriormente, no período de internação que a antecede (pré-operatório), foram entrevistados 20 pacientes do sexo masculino. A metodologia foi a de estudo de caso, e o processo de análise resultou em duas categorias temáticas: Sentimentos de apreensão (medo, preocupação, ansiedade, receio, cisma, e nervosismo) e Sentimentos positivos e de esperança. Constatamos que, embora essas duas categorias estivessem presentes nos dois momentos, com o passar do tempo, no período de internação pré-operatória, os pacientes aceitaram melhor a necessidade da intervenção cirúrgica e os Sentimentos de apreensão passaram a ser menos citados enquanto os Sentimentos positivos e de esperança eram os mais relatados pelos pacientes.

Keywords : cirurgia torácica; assistência perioperatória; emoções; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese