SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3HIV perinatal transmission: expectations and actions of hiv-positive pregnant womenTalking about sex: the social and familial net as a base for sexual and reproducive health promotion among adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

BEZERRA, Maria Gorette Andrade  and  CARDOSO, Maria Vera Lucia Moreira Leitão. Fatores culturais que interferem nas experiências das mulheres durante o trabalho de parto e parto. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.3, pp. 414-421. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000300016.

O parto é um acontecimento de relevância na vida da mulher, uma vez que constitui momento único para o binômio mãe-filho. O estudo teve como objetivo compreender os fatores que interferem nas experiências vividas pela parturiente. Participaram sete parturientes que tiveram filhos através de parto normal, em uma maternidade pública de Fortaleza-Ceará. A coleta dos dados ocorreu nos meses de junho a agosto de 2003. Para coleta e análise dos dados foi utilizada a Etnoenfermagem. Os achados foram refletidos na Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural, de Leininger, e foram organizados em três categorias: medo; influência das crenças e religiosidade e gestação anterior. A prática do cuidado cultural na assistência à mulher mostrou como é importante a comunicação e o respeito às suas crenças e valores no momento do trabalho de parto e parto.

Keywords : teoria de enfermagem; parto normal; cultura; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese