SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Factors interfering in the experience of women in childbirth process and in childbirthWriting for international publication in nursing journals: a personal perspective (Part 2) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

BORGES, Ana Luiza Vilela; NICHIATA, Lúcia Yasuko Izumi  and  SCHOR, Néia. Conversando sobre sexo: a rede sociofamiliar como base de promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.3, pp. 422-427. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000300017.

Com o objetivo de identificar com quem adolescentes compartilhavam informações e diálogos sobre sexualidade, foram entrevistados, em 2002, 383 adolescentes de 15 a 19 anos de idade, matriculados em uma unidade de saúde da família da zona leste do município de São Paulo. Os amigos foram apontados como os indivíduos com quem os adolescentes mais freqüentemente conversavam sobre sexo. Apesar disso, os pares foram perdendo prioridade no tocante ao esclarecimento de dúvidas de acordo com a "complexidade" do assunto a ser abordado, sendo mais citados os professores e profissionais de saúde quando as dúvidas diziam respeito à prevenção de DST/aids. Os pais foram referidos por aproximadamente 20% dos adolescentes como fonte de esclarecimento de dúvidas, independentemente do assunto abordado. Assim, todos esses sujeitos, ao serem interlocutores no diálogo com adolescentes sobre sexo, gravidez e DST/aids necessitam ser agregados como partícipes das ações de promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes.

Keywords : saúde do adolescente; educação sexual; promoção da saúde; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese