SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4The meaning of the new way of life of individuals with permanent intestinal ostomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

MATTJE, Gilberto Dari  and  TURATO, Egberto Ribeiro. Experiências de vida com Lupus Eritematoso Sistêmico como relatadas na perspectiva de pacientes ambulatoriais no Brasil: um estudo clínico-qualitativo. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.4, pp. 475-482. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000400002.

Este estudo objetivou conhecer vivências de pacientes ambulatoriais com lúpus, nos termos dos significados que atribuíam aos vários fenômenos associados ao processo de adoecer. O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória crônica e sua causa é provavelmente uma combinação de predisposições congênitas/hereditárias e fatores ambientais, que conduzem a um estímulo anormal do sistema imune. A vivência do Lúpus está associada a importantes mecanismos de adaptação psicossocial das pessoas acometidas. Este trabalho teve um desenho clínico-qualitativo, realizado no serviço de dermatologia de um hospital geral brasileiro. O método incluiu amostra proposital e foi aplicada uma entrevista semidirigida de perguntas abertas. Após categorizar as falas dos entrevistados, a discussão empregou teorias psicodinâmicas. Concluiu-se que reações dos pacientes incluíam a tentativa de reconstruir os relacionamentos com suas próprias forças. Conflitos familiares e interpessoais destes pacientes parecem estar associados com a idéia de que a família e amigos não compreendem a natureza da doença.

Keywords : lupus eritematoso sistêmico; adaptação psicológica; entrevista psicológica; doenças da pele e do tecido conjuntivo; auto-imagem; pesquisa qualitativa; medicina psicossomática; doença crônica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese