SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Analysis of proxemic communication with HIV/AIDS patientsMotives which lead women not to return to receive the results of their pap smear test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

FREITAS, Genival Fernandes de; OGUISSO, Taka  and  MERIGHI, Miriam Aparecida Barbosa. Ocorrências éticas de enfermagem: cotidiano de enfermeiros gerentes e membros da comissão de ética de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.4, pp. 497-502. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000400005.

O objetivo deste estudo foi compreender o significado das ações dos enfermeiros frente às ocorrências éticas envolvendo os profissionais de enfermagem. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com enfermeiros gerentes e enfermeiros membros da Comissão de Ética de Enfermagem que vivenciaram o fenômeno. Os dados foram analisados segundo o referencial da fenomenologia sociológica. As experiências dos enfermeiros permitiram desvelar as seguintes categorias concretas de significado vivido, pois eles buscam: a humanização da assistência, a melhoria contínua do processo de cuidar, a credibilidade profissional, a satisfação da clientela, a desmistificação do medo da punição, a parceria no processo educativo, o respeito ao sigilo ético e a expectativa em relação ao encaminhamento da ocorrência à Comissão de Ética. A tipificação foi descrita ao final. As ações dos enfermeiros nas ocorrências éticas despertam o interesse dos profissionais de enfermagem, que querem assegurar uma assistência isenta de riscos ou danos e promover a valorização desses profissionais.

Keywords : ética de enfermagem; organização e administração; educação em enfermagem; ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese