SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Ethical events in nursing: daily activities of nurse managers and nursing ethics committee membersMedical reports recommending work restrictions at a teaching hospital in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

GREENWOOD, Suzana de Azevedo; MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa  and  SAMPAIO, Neide Maria Vieira. Motivos que levam mulheres a não retornarem para receber o resultado de exame Papanicolau. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.4, pp. 503-509. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000400006.

O papanicolau é um eficiente método de prevenção do câncer de colo uterino. Para a efetividade desta prevenção, é imprescindível que a mulher receba o resultado do exame e conclua o tratamento. O presente estudo tem o objetivo de identificar motivos que levam mulheres a não retornarem para o recebimento do resultado do papanicolau. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada em uma unidade de saúde em Fortaleza. Os sujeitos do estudo foram 21 mulheres que colheram seus exames de papanicolau e não retornaram para buscar o resultado. O instrumento de coleta de dados foi constituído por entrevista semi-estruturada, realizada por telefone, nos meses de setembro a novembro de 2004. Os resultados evidenciaram motivos relacionados à mulher, ao profissional que realiza o atendimento e ao serviço.

Keywords : saúde da mulher; neoplasias do colo uterino; esfregaço vaginal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese