SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Medical reports recommending work restrictions at a teaching hospital in BrazilCross-cultural adaptation of the Burns Specific Pain Anxiety Scale - BSPAS to be used with Brazilian burned patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

ELIAS, Marisa Aparecida  and  NAVARRO, Vera Lúcia. A relação entre o trabalho, a saúde e as condições de vida: negatividade e positividade no trabalho das profissionais de enfermagem de um hospital escola. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.4, pp. 517-525. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000400008.

Este artigo é resultado de pesquisa realizada com profissionais de enfermagem do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, MG, e teve por objetivo investigar as relações entre o trabalho, a saúde e as condições de vida daquelas profissionais. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e de observações do ambiente de trabalho. Os resultados apontam ser comum a ocorrência de problemas de saúde orgânicos e psíquicos decorrentes principalmente do estresse e do desgaste provocado pelas condições laborais, com reflexos nas condições de vida. Paradoxalmente, os dados revelam que aquelas trabalhadoras não realizam seus tratamentos de saúde de forma sistematizada. A análise do trabalho, articulada à questão de gênero e à especificidade da atividade de enfermagem, contribuiu para melhor compreensão das condições de trabalho, vida e de saúde desse grupo profissional.

Keywords : enfermagem; trabalho feminino; condições de vida; condições de trabalho; saúde do trabalhador.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese