SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Stress among emergency unit nursesHand hygiene: the impact of incentive strategies on adherence among healthcare workers from a newborn intensive care unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

FELDMAN, Liliane Bauer  and  CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm. Identificação dos critérios de avaliação de resultados do serviço de enfermagem nos programas de acreditação hospitalar. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.4, pp. 540-545. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000400011.

A qualidade já faz parte do cotidiano das organizações hospitalares. Para avaliação da assistência se verificam as estruturas organizacionais, os processos de trabalho e os resultados alcançados. O objetivo foi identificar os critérios de avaliação de resultado aplicados ao serviço de enfermagem utilizados nos programas de acreditação e classificá-los nas atividades; administrativa, assistencial, ensino/pesquisa. Estudo foi exploratório, descritivo e quantitativo. Os dados coletados de 7 empresas credenciadas pela Organização Nacional de Acreditação, que nos enviaram 8 modelos, que foram divididos em grupos A, B e C. Grupo A: modelos que usam o manual; grupo B: modelos que foram acrescidos critérios, e grupo C: modelos próprios. Identificamos 24 critérios; 13 administrativos, 6 de processos assistenciais, e 5 ensino-pesquisa. Verificou-se que o serviço de enfermagem é avaliado com destaque na área administrativa, indicando que as demais áreas necessitam ser reavaliadas nos aspectos quanti e qualitativos, para se obter uma mensuração mais precisa.

Keywords : avaliação de processos e resultados (cuidados de saúde); serviços de enfermagem; acreditação; administração hospitalar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese | Spanish     · pdf in Spanish | Portuguese