SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Intrafamily violence during adolescence in the city Puno - PeruCost analysis of reprocessing disposable forceps used in video-assisted surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

DURAO, Ana Maria Sertori  and  SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e. Cotidiano de portadores de esquizofrenia, após uso de um antipsicótico atípico e acompanhamento em grupo: visão do familiar. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.4, pp. 586-592. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000400017.

Este estudo descreveu o cotidiano do portador de esquizofrenia, após o uso de antipsicótico atípico e acompanhamento em grupo, na visão do familiar. A população foi constituída por 11 familiares que acompanharam com maior freqüência os 11 portadores de esquizofrenia que participam do grupo e utilizam antipisicótico. Para coleta de dados utilizou-se de entrevista semi-estruturada, guiada por roteiro, no mês de abril de 2003. Essas foram gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra. Obteve-se, como resultados, melhora do paciente quanto aos sintomas da doença evidenciada, pela diminuição do isolamento social, retomada de atividades domésticas/trabalho e estudo e participação em atividades de convívio social. Tais resultados apontam a necessidade de um novo olhar para o portador de transtorno mental e seus familiares, no sentido de buscar atitudes terapêuticas mais adequadas que atuem na produção de vida visando novo sentido para a existência, nas diferentes formas de convivência e de sociabilidade.

Keywords : esquizofrenia; clozapina; família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese