SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Uso de fármacos analgésicos em pós-operatório de cirurgia cardíaca neonatalTranstorno afetivo bipolar e terapêutica medicamentosa: identificando barreiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

PINHEIRO, Cleoneide Paulo Oliveira; SILVA, Raimunda Magalhães da; MAMEDE, Marli Villela  e  FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Participação em grupo de apoio: experiência de mulheres com câncer de mama. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.4, pp. 733-738. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000400013.

Procurou-se compreender o significado sobre os grupos de apoio na vida das mulheres com câncer de mama. Trata-se de estudo qualitativo com 30 mulheres mastectomizadas, pertencentes a seis grupos de apoio da cidade de Fortaleza, Ceará. Os dados coletados por meio de entrevista semi-estruturada foram organizados e analisados sob fundamentação interacionista. Os resultados caracterizaram os grupos como mecanismo para o enfrentamento da situação e de superação do sofrimento, oriundo do diagnóstico e tratamento do carcinoma mamário. A socialização das experiências facilitou a busca de auxílio nos grupos de apoio, pois compartilhar problemas entre as mulheres mastectomizadas era uma forma de manter a auto-estima elevada, de acreditar, de confiar e superar algumas dificuldades. A participação no grupo proporcionava bem-estar e cuidado diferenciado, pois foi considerada uma forma de conhecer, aceitar e compreender a doença e cura, facilitando a socialização das idéias.

Palavras-chave : neoplasias mamárias; mastectomia; estrutura de grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol