SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue5Abnormal Vaginal Flora in Low-Risk Pregnant Women Cared for by a Public Health Service: prevalence and Association with Symptoms and Findings from Gynecological ExamsRisk Factors for Type 2 Diabetes Mellitus in Children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

FELIPE, Ingryd Cunha Ventura  and  GOMES, Antonio Marcos Tosoli. A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2010, vol.18, n.5, pp. 928-935. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692010000500013.

O consumo de álcool é considerado problema mundial, afetando principalmente os adolescentes. Nesse contexto, adotaram-se como objetivos identificar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental, na abordagem sobre o álcool junto aos adolescentes, analisar as atitudes, crenças, valores e práticas dos professores do ensino fundamental em relação ao álcool, discutir as repercussões das atitudes, crenças, valores e práticas dos professores sobre álcool, na interlocução com os alunos e na implementação das estratégias suprarreferidas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com 26 professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temática e agrupados em 5 categorias. Conclui-se que a construção socioimaginária e atitudinal dos docentes interferem diretamente na prática pessoal e profissional, repercutindo no cotidiano dos alunos. Destaca-se que o foco não deve ser apenas os estudantes, mas a relação dos professores com suas estratégias pedagógicas.

Keywords : Consumo de Bebidas Alcoólicas; Educação em Saúde; venção Primária; Saúde Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish | Portuguese     · pdf in English | Spanish | Portuguese