SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número6Controle da malária em um município amazônicoQualidade de vida em mulheres climatéricas que trabalham no sistema sanitário e educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

COSTA, Diovane Ghignatti da  e  DALL'AGNOL, Clarice Maria. Liderança participativa no processo gerencial do trabalho noturno em enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2011, vol.19, n.6, pp. 1306-1313. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000600005.

Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, objetivando identificar as percepções dos enfermeiros sobre o processo de liderança, e analisar como transcorre esse processo no turno noturno. A coleta de dados foi realizada por meio da Técnica de Grupos Focais, com 13 enfermeiras que trabalham nesse turno, em um hospital público de ensino. Duas categorias que resultaram da análise temática são foco deste artigo: o contexto do trabalho noturno em enfermagem, e a liderança na percepção das enfermeiras do noturno. O trabalho em equipe é importante condição para vitalizar a perspectiva participativa do processo de liderança, haja vista a necessária relação de apoio e integração, sobretudo no trabalho noturno de enfermagem. Esse exercício lança um desafio ao enfermeiro, caracterizado como uma busca de concretização de uma cultura que promova espaços de reflexão acerca do trabalho, integrando a liderança a um processo de aprendizagem que se constitui mediante vínculos construtivos entre os trabalhadores.

Palavras-chave : Liderança; Enfermagem; Trabalho Noturno; Processos Grupais; Grupos Focais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol