SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialPercepção dos alunos de uma escola de enfermagem acerca do consumo de drogas lícitas e ilícitasOpinião de universitários Bolivianos sobre o uso de álcool no contexto universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

MEZA-BENAVIDES, María de los Ángeles  e  FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Experiências e significados sobre o fenômeno das drogas entre estudantes de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2011, vol.19, n.spe, pp. 691-698. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000700005.

Este estudo procurou identificar significados e experiências de estudantes de enfermagem sobre o fenômeno das drogas. Utilizou-se entrevista semiestruturada para a coleta dos dados. A análise considerou cinco categorias temáticas. Dos 40 sujeitos da amostra, com idade entre 19 e 24 anos, 28 eram mulheres. Três nunca receberam informação sobre drogas e a maioria teve experiências com consumidores ou consumiram. Esse problema na Costa Rica está associado à estigmatização e ao tráfico. Os sujeitos reconhecem que a responsabilidade é de todos, embora identifiquem contradição do Estado, consentindo com a publicidade do cigarro e sua cumplicidade com as fábricas de bebidas. Reconhecem a importância da prevenção e consideram que a forma de abordar o problema não tem sido adequada. Gostariam que o tema fosse incorporado aos seus estudos, ensinando como atuar e se relacionar com pessoas que consomem drogas.

Palavras-chave : Drogas Desenhadas; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · pdf em Espanhol