SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especialComparação entre usuários de crack e de outras drogas em serviço ambulatorial especializado de hospital universitárioTerapia comunitária como recurso de abordagem do problema do abuso do álcool, na atenção primária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio  e  CORRADI-WEBSTER, Clarissa Mendonça. Implementação de intervenções breves para uso problemático de álcool na atenção primária, em um contexto amazônico. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2011, vol.19, n.spe, pp. 813-820. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000700020.

O objetivo do estudo foi avaliar o processo de implementação de estratégias de rastreamento e intervenções breves para o uso problemático de álcool (UPA), na atenção primária, do município de Coari, Amazonas. A metodologia usada nesta pesquisa foi do tipo avaliação para gestão por análise do processo, através da triangulação de métodos, utilizando-se técnicas qualitativas, como grupos focais com profissionais de saúde e equipe envolvida na capacitação/monitorizaçã, e dados quantitativos epidemiológicos e de produtividade, em serviços de atenção do ano 2008. Como resultados, obteve-se que o treinamento foi bem aceito pela equipe, que se sentiu valorizada. Da amostra, 25% pontuou UPA no Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). As dificuldades apresentadas se referem à preservação do enfoque biomédico, ainda, dificuldade para dar continuidade ao trabalho devido à rotatividade dos profissionais por motivos políticos e para estabelecer políticas para áreas de pouco acesso. Conclui-se que há necessidade de ações de gestão e de políticas de saúde, direcionadas à temática do UPA, na atenção primária, sobressaindo a necessidade de fixação do recurso humano das equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Palavras-chave : Estudos de Avaliação; Atenção Primária à Saúde; Alcoolismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · pdf em Português