SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3O Poder Judiciário como última instância de proteção às crianças e aos adolescentes: ações intersetoriais, investimento em recursos humanos e estruturação dos serviçosEstado nutricional e ganho de peso de gestantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

OLIVEIRA, Beatriz Rosana Gonçalves de; COLLET, Neusa; MELLO, Débora Falleiros de  e  LIMA, Regina Aparecida Garcia de. O itinerário terapêutico de famílias de crianças com doenças respiratórias no sistema público de saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2012, vol.20, n.3, pp.453-461. ISSN 1518-8345.  https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300005.

O objetivo deste estudo foi identificar o itinerário terapêutico de famílias em busca de cuidado para sua criança com doença respiratória. Trata-se de pesquisa sob abordagem qualitativa, com participação de familiares de crianças menores de cinco anos, hospitalizadas com doenças respiratórias. Utilizou-se como instrumento de produção de dados a dinâmica mapa falante, com análise temática dos dados. Os achados indicam que as famílias buscam um serviço de saúde assim que percebem os sintomas e que tiveram acesso a atendimento médico, embora com pouca resolutividade. Observou-se que retornaram ao serviço por pelo menos três vezes e que, mesmo assim, culminou com a hospitalização. Os atributos da atenção básica não foram contemplados nos serviços públicos de saúde, nem o encontro terapêutico obteve sucesso prático.

Palavras-chave : Cuidado da Criança; Atenção Primária à Saúde; Doenças Respiratórias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons