SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Representações e usos de plantas medicinais por homens idososConstrução e validação de conteúdo da escala de predisposição à ocorrência de eventos adversos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

LOPES, Maria da Saudade de Oliveira Custódio  e  DIXE, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues. Exercício da parentalidade positiva pelos pais de crianças até três anos: construção e validação de escalas de medida. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2012, vol.20, n.4, pp.787-795. ISSN 1518-8345.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000400020.

Os objetivos deste estudo foram descrever a construção e obtenção de algumas evidências de validade de três escalas multidimensionais em que os mesmos 30 itens, distribuídos por cinco dimensões, medem a autoperceção da confiança, das dificuldades e da necessidade de conhecimentos dos pais no exercício da parentalidade positiva, nos primeiros três anos da criança. O conteúdo das escalas resultou da literatura e de estudos exploratórios e foi validado por peritos. A análise da sua fidedignidade e validade, por meio de correlações de Pearson e coeficiente alfa de Cronbach, partiu dos resultados de um questionário aplicado a uma amostra não probabilística de 1.011 pais. Nas dimensões e itens, os valores de α situaram-se entre 0,769 e 0,890 e os de r foram >0,37; p<0,01. Concluiu-se que as escalas medem três variáveis que operacionalizam o exercício da parentalidade positiva, e a sua utilização permite direcionar o apoio de enfermagem.

Palavras-chave : Pais; Pátrio Poder; Educação Infantil; Psicometria; Medidas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons