SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue6The use of medications by elderly men with polypharmacy: representations and practicesRelationship between subjective social status and perceived health among Latin American immigrant women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

On-line version ISSN 1518-8345

Abstract

RISSARDO, Leidyani Karina; MOLITERNO, Aline Cardoso Machado; BORGHI, Ana Carla  and  CARREIRA, Lígia. Fatores da cultura Kaingang que interferem no cuidado ao idoso: olhar dos profissionais de saúde . Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2013, vol.21, n.6, pp.1345-1352. ISSN 1518-8345.  https://doi.org/10.1590/0104-1169.3121.2373.

OBJETIVO:

descrever a percepção dos profissionais de saúde quanto aos fatores da cultura Kaingang que interferem na realização das práticas de cuidado aos idosos dessa etnia.

MÉTODO:

pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, fundamentada no método etnográfico, realizada junto a dez profissionais de saúde que atuam na Terra Indígena Faxinal, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados no período de novembro de 2010 a fevereiro de 2012, por meio de entrevistas e observação participante, sendo analisados à luz da Teoria Transcultural do Cuidado.

RESULTADOS:

evidenciou-se grande interferência da cultura Kaingang no cuidado profissional ao idoso, principalmente no estranhamento cultural de diversos costumes, elencando como aspectos limitadores para assistência em saúde de tais idosos.

CONCLUSÃO:

o conhecimento das interferências da assistência pode contribuir para a formação de um arcabouço de informações relevantes aos profissionais de saúde na execução do cuidado aos idosos Kaingang.

Keywords : Assistência à Saúde; Saúde de Populações Indígenas; Idoso; Cultura; Enfermagem Transcultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )