Impacto global das doenças (α=0,75) |
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Descrever as causas principais de morbidade e mortalidade em nível mundial, e como o risco de doença varia de região para região |
3,57 |
0,56 |
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Descrever os esforços importantes da saúde pública para reduzir disparidades em saúde global (tais como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e o Fundo Global de Luta contra a Aids, TB e Malária) |
3,60 |
0,53 |
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Discutir o estabelecimento de prioridades, racionamento de cuidados médicos e financiamento de saúde e pesquisas em saúde |
3,48 |
0,58 |
Implicações de migração, viagens e realocação para a saúde (α=0,79) |
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Demonstrar compreensão dos riscos para a saúde envolvidos em viagens internacionais e no nascimento de uma criança no exterior |
3,04 |
0,61 |
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Reconhecer quando uma viagem ou um local de nascimento no exterior expõe o paciente ao risco de doenças incomuns ou de formas incomuns de doenças comuns, para assim conseguir uma avaliação ou um encaminhamento apropriado |
3,06 |
0,62 |
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Descrever como o contexto cultural influencia a percepção da saúde e da doença |
3,78 |
0,48 |
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Ser capaz de perceber as preocupações individuais de saúde de maneira culturalmente sensível |
3,67 |
0,53 |
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Comunicar-se efetivamente com os pacientes e suas famílias através de um intérprete |
3,14 |
0,63 |
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Identificar as regiões do mundo e/ou atividades de viagem associadas com riscos crescentes de doenças letais como HIV/Sida, malária e tuberculose resistente a múltiplas drogas |
3,39 |
0,63 |
Determinantes sociais e ambientais da saúde (α=0,83) |
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Descrever como situações sociais e econômicas como pobreza, educação e estilos de vida afetam a saúde e o acesso à assistência médica |
3,88 |
0,32 |
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Listar os determinantes sociais importantes para a saúde e seu impacto nas diferenças de expectativa de vida entre e dentro dos países |
3,63 |
0,58 |
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Descrever o impacto de baixa renda, educação e fatores de comunicação no acesso e na qualidade da assistência médica |
3,76 |
0,44 |
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Descrever a relação entre o acesso à água potável, sistema de água encanada/esgoto, alimentação, qualidade do ar e a saúde individual e da população |
3,82 |
0,38 |
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Descrever a relação entre a degradação ambiental e a saúde humana |
3,81 |
0,40 |
Globalização da saúde e da assistência à saúde (α=0,87) |
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Analisar como as tendências globais nas práticas de assistência à saúde, no comércio e na cultura, os acordos multinacionais e as organizações internacionais contribuem para a qualidade e disponibilidade da saúde e da assistência à saúde nos planos local e internacional |
3,25 |
0,62 |
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Descrever diversos modelos nacionais para a assistência à saúde pública e/ou privada e seus respectivos efeitos nos gastos com saúde e assistência médica |
3,50 |
0,55 |
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Analisar como as viagens e o comércio contribuem para a disseminação de doenças transmissíveis e crônicas |
3,39 |
0,56 |
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Analisar tendências gerais e influências na disponibilidade e no movimento global dos profissionais da saúde |
3,26 |
0,58 |
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Descrever a disponibilidade e deficiências nacionais e globais de profissionais da saúde |
3,37 |
0,59 |
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Descrever os padrões mais comuns de migração dos profissionais da saúde e seu impacto na disponibilidade da assistência à saúde no país de saída e de destino do profissional |
3,09 |
0,64 |
Assistência à saúde em locais com poucos recursos (α=0,81) |
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Determinar as barreiras de saúde e cuidado médico em locais com poucos recursos, em nível local e internacional |
3,49 |
0,58 |
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Demonstrar compreensão das questões culturais e éticas no trabalho com populações necessitadas |
3,71 |
0,47 |
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Demonstrar a capacidade de adaptar habilidades e práticas clínicas nos locais onde há poucos recursos disponíveis |
3,69 |
0,47 |
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Identificar os sinais e sintomas das doenças comuns mais importantes para facilitar o diagnóstico na ausência de exames avançados que frequentemente são inacessíveis em locais com poucos recursos (doença cardiovascular, câncer e diabetes) |
3,69 |
0,51 |
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Descrever o papel do manejo sindrômico e os algoritmos clínicos para o tratamento de doenças comuns |
3,33 |
0,68 |
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Identificar as intervenções clínicas e as estratégias integradas que comprovadamente levam a melhorias substanciais na saúde do indivíduo e/ou da população em locais com poucos recursos (p.ex.: imunizações e programas específicos) |
3,75 |
0,45 |
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Alunos que participam de atividades em locais com poucos recursos devem demonstrar que participaram de treinamento preparatório |
3,49 |
0,47 |
Saúde como direito humano e recurso para o desenvolvimento (α=0,68) |
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Demonstrar compreensão básica da relação entre a saúde e os direitos humanos |
3,78 |
0,42 |
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Demonstrar familiaridade com as organizações e os acordos que tratam dos direitos humanos relacionados à assistência à saúde e à pesquisa em saúde |
3,52 |
0,57 |
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Descrever o papel da Organização Mundial da Saúde (OMS) na articulação entre a saúde e os direitos humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, as Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos (2002) e a Declaração de Helsinki (2008) |
3,68 |
0,50 |
Total das 30 competências (α=0,92) |
105,68 |
9,47 |