SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Competencias en salud global en la visión de docentes de enfermería de Instituciones de educación superior brasileñasTraducción y adaptación cultural para Brasil del modelo Developing Nurses' Thinking índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versión On-line ISSN 1518-8345

Resumen

RODRIGUEZ, Gabriel; ANGELICA-MUNOZ, Luz  y  HOGA, Luiza Akiko Komura. Vivências culturais de enfermeiras imigrantes em dois hospitais do Chile. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.187-196. ISSN 1518-8345.  https://doi.org/10.1590/0104-1169.2980.2401.

OBJETIVO:

pesquisar as experiências culturais de enfermeiros que imigraram para o Chile. O referencial teórico utilizado foi o Modelo de Competência Cultural de Purnell.

MÉTODO:

o método de Observação-Participação-Reflexão, proposto por Leininger, foi desenvolvido em dois hospitais da Cidade de Santiago, e entrevistas etnográficas foram realizadas com 15 enfermeiras migrantes.

RESULTADOS:

dos 12 domínios de Purnell, foram identificados: herança e visão geral, comunicação, força de trabalho, função e organização familiar, diversidade biocultural e práticas de cuidado na área de saúde. As dificuldades foram relativas ao idioma e seu significado semântico, às novas responsabilidades e ao difícil relacionamento com os colegas. "Em busca de melhores oportunidades - a decisão de imigrar", "ganhar confiança e estabelecer rede de apoio, inserção laboral e desempenho profissional" e "conquistar pessoas, com o intuito de ser aceita - a adaptação ao trabalho em um novo cenário cultural" são temas culturais que representam a vivência desses profissionais.

CONCLUSÕES:

a competência para prestar cuidado cultural requer o desenvolvimento de políticas públicas e programas de treinamento contínuo nas instituições de saúde, especificamente direcionados aos enfermeiros imigrantes.

Palabras clave : Enfermeiras; Migração Internacional; Pesquisa Qualitativa; Antropologia Cultural; Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés | Portugués     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )