SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Doutorado em Enfermagem no Chile: um caminho com dificuldadesTeses de Doutorado dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem do Brasil e sua Associação com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan et al. Doutorado em Enfermagem no Brasil: formação em pesquisa e produção de teses. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.387-394. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0590.2564.

OBJETIVO:

analisar a formação dos doutores em enfermagem no Brasil, a partir da produção de teses, das disciplinas e outras estratégias com foco em pesquisa oferecidas pelos cursos.

MÉTODO:

estudo descritivo e analítico do desempenho de 18 cursos de doutorado da área de Enfermagem, funcionando no período de 1982 a 2010, que tiveram teses defendidas entre 2010-2012.

RESULTADOS:

foram defendidas 502 teses no período, a maioria vinculada à linha de pesquisa processo de cuidar em saúde e enfermagem. Existem lacunas na produção de conhecimento sobre fundamentos teórico-filosóficos do cuidar, história de enfermagem e ética. Também há fragilidades no delineamento metodológico das teses, com predominância de estudos descritivos e/ou exploratórios. Observou-se consonância com os padrões internacionais estabelecidos no que se refere à proposição de disciplinas de pesquisas e de estratégias complementares na formação do doutor.

CONCLUSÃO:

apesar dos esforços e avanços na formação em pesquisa, é fundamental expandir-se na proposição de projetos mais robustos e de maior impacto na produção de conhecimento que sejam incorporados à prática.

Palavras-chave : Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Educação em Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )