SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Educação, liderança e parcerias: potencialidades da enfermagem para a cobertura universal de saúdeInquérito sobre a utilização dos serviços de saúde por homens adultos: prevalências e fatores associados1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

MISHIMA, Silvana Martins; CAMPOS, Ana Carolina; MATUMOTO, Silvia  e  FORTUNA, Cinira Magali. Satisfação do usuário sob a perspectiva da responsividade: estratégia para análise de sistemas universais?. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2016, vol.24, e2674.  Epub 04-Mar-2016. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1089.2674.

Objetivo:

analisar a satisfação dos usuários de uma Unidade de Saúde da Família de um município do interior do Estado de São Paulo, Brasil, sob a perspectiva da responsividade.

Método:

estudo qualitativo, realizado com 41 usuários das famílias que utilizaram a Unidade de Saúde da Família, pelo menos uma vez nos últimos seis meses. Utilizou-se entrevista semiestruturada para coleta, realizada entre novembro de 2010 e janeiro de 2011, com foco nas dimensões da responsividade: dignidade, autonomia, instalações e ambiente físico, atenção imediata, escolha, confidencialidade, comunicação. Procedeu-se à análise temática.

Resultados:

quatro temas emergiram na análise: o ambiente da unidade de saúde, o acesso e seus componentes de acessibilidade - favorecendo a responsividade?, possibilidades da construção da relação usuário/equipe/serviço de saúde e a equipe da Unidade de Saúde da Família - processando a assistência e acolhimento.

Conclusão:

a responsividade permite acompanhar e monitorar aspectos não médicos do cuidado a partir dos usuários, contribuindo para o alcance da cobertura universal, dando ênfase à qualidade da atenção.

Palavras-chave : Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde; Satisfação do Usuário; Atenção Primária de Saúde; Acesso Universal a Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )