Acessibilidade / Reportar erro

Impacto do ambiente de cuidados críticos no burnout , percepção da qualidade do cuidado e atitude de segurança da equipe de enfermagem1 1 Apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Brasil, processo nº 2013/05096-6.

RESUMO

Objetivo:

avaliar a percepção da equipe de enfermagem sobre o ambiente da prática em unidades de cuidados críticos e sua relação com atitude de segurança, percepção da qualidade do cuidado e nível de burnout.

Método:

estudo transversal com a participação de 114 profissionais de enfermagem da unidade de terapia intensiva de um hospital de ensino. Foram utilizados os instrumentos: Nursing Work Index-Revised, Inventário de Burnout de Maslach e o Questionário de Atitudes de Segurança.

Resultados:

os profissionais que perceberam maior autonomia, boas relações com a equipe médica e melhor controle sobre o ambiente de trabalho, apresentaram menores níveis de burnout, avaliaram como boa a qualidade do cuidado e relataram uma percepção positiva da atitude de segurança para o domínio satisfação no trabalho.

Conclusão:

os achados evidenciaram que ambientes favoráveis à prática desses profissionais resultam em menores níveis de burnout, melhor percepção da qualidade do cuidado e atitudes favoráveis à segurança do paciente.

Descritores:
Segurança do Paciente; Qualidade da Assistência à Saúde; Ambiente de Instituições de Saúde; Enfermagem; Cuidados Críticos; Satisfação no Trabalho

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br