SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Enfermeiro gestor universitário: uma teoria fundamentada nos dadosAvaliação do cuidado primário à pessoa idosa segundo o Chronic Care Model índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

SILVA, Rafael Tavares Silveira et al. Estratégias de enfrentamento utilizadas por pessoas vivendo com aids frente à situação da doença. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2018, vol.26, e2985.  Epub 08-Mar-2018. ISSN 1518-8345.  https://doi.org/10.1590/1518-8345.2284.2985.

Objetivo:

Identificar as estratégias de enfrentamento de pessoas vivendo com aids frente à situação da doença e analisá-las segundo variáveis socidemográficas, clínicas e hábitos de vida.

Método:

Trata-se de um estudo transversal de cunho quantitativo. A amostra foi composta por 331 pessoas vivendo com aids atendidos em um ambulatório de um hospital de referência no tratamento da aids. Para coletar os dados, foi utilizado o Inventário de Estratégias de Enfrentamento.

Resultados:

Houve maior referência nos modos de enfrentamento focados na emoção. Os escores médios das mulheres, dos trabalhadores, dos religiosos e dos que nunca abandonaram o tratamento foram mais elevados para todos os fatores. Os usuários que possuíam companheiro, moravam com familiares e receberam apoio no tratamento apresentaram maiores escores médios para os fatores confronto, afastamento e suporte social. Quanto ao lazer e a prática de exercícios físicos também predominou os modos focados na emoção. Identificou-se correlação entre o tempo de tratamento, escolaridade e renda familiar e os fatores do Inventário de Estratégias de Enfrentamento.

Conclusão:

O estudo permitiu evidenciar que os modos de enfrentamento mais frequentes foram os focados na emoção.

Palavras-chave : Adaptação Psicológica; Saúde Mental; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; HIV; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )