RESUMO
Objetivo:
analisar o impacto de uma intervenção educativa e motivacional para pacientes com doença renal crônica em tratamento hemodialítico, no controle do consumo de líquidos, nos períodos interdialíticos.
Método:
estudo quase experimental do tipo ensaio clínico não randomizado, com pacientes de uma Unidade Nefrológica no interior do Estado de São Paulo. Os participantes foram inseridos em dois grupos: Grupo Controle com 106 pacientes e Grupo Intervenção com 86 pacientes, totalizando 192 participantes do estudo. A intervenção utilizada tratou-se de um vídeo educativo e motivacional para controle do consumo de líquidos, baseado na Teoria de Bandura. A medida de controle da ingestão hídrica foi o percentual de peso perdido, também considerado a variável desfecho da pesquisa. Para a análise dos dados foram utilizadas análises descritivas e análise de regressão do Modelo Beta Inflacionado.
Resultados:
os pacientes que participaram da intervenção apresentaram diminuição no padrão de ganho de peso nos períodos interdialíticos, com 3,54 vezes mais chance de atingir a meta de 100% de perda de peso, comparados aos participantes do grupo controle.
Conclusão:
a intervenção educativa e motivacional mostrou-se efetiva na diminuição do porcentual de perda de peso dos pacientes em hemodiálise. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), sob o parecer RBR-4XYTP6.
Descritores:
Insuficiência Renal Crônica; Diálise Renal; Ensaio Clínico; Educação em Saúde; Ganho de Peso; Enfermagem