Objetivo:
construir e validar o conteúdo sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de instrumento em língua de sinais para a avaliação do conhecimento de surdos.
Método:
estudo metodológico no qual o processo de validação de conteúdo foi utilizado por 22 especialistas em parada cardiorrespiratória e por 16 surdos. Na validação da consistência interna, participaram 113 surdos. Para a avaliação dos surdos, foi utilizado o Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva e, na validação de conteúdo, foi utilizado instrumento com escala tipo Likert, que contemplou o conteúdo, a clareza, a objetividade, a organização e a linguagem. Foram considerados válidos os itens com concordância mínima de 80%, conforme o Índice de Validação de Conteúdo e teste binomial. A consistência interna foi verificada pelo alpha de Cronbach.
Resultados:
o instrumento contém 11 questões sobre a identificação da parada cardiorrespiratória, o acionamento por ajuda e as compressões torácicas de alta qualidade. Apresentou validade de conteúdo mínima de 81% pelos especialistas, de 90% pelos participantes surdos e consistência interna pelo alpha de Cronbach de 0,86, sendo considerada alta.
Conclusão:
o instrumento pode ser utilizado em pesquisas para levantamento do conhecimento prévio de surdos acerca da RCP, bem como em pré e/ou pós-teste de estudos que testem intervenções educativas com esse público.
Descritores:
Pessoas com Deficiência Auditiva; Linguagem de Sinais; Reanimação Cardiopulmonar; Conhecimento; Estudos de Validação; Educação em Saúde