SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue90The affirmative action in public universities and social recognition: a hidden face of evaluationsPanorama de oportunidades para os egressos do ensino superior no Brasil: o papel da inovação na criação de novos mercados de trabalhoOverview of opportunities for graduates of higher education in Brazil: the role of innovation in the creation of new job markets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

GOMES, Roberto Alves  and  MARTINS, Angela Maria. Conflitos e indisciplina no contexto escolar: a normatização do Sistema de Proteção Escolar em São Paulo. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2016, vol.24, n.90, pp.161-178. ISSN 1809-4465.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000100007.

Este artigo tem como propósito analisar o programa Sistema de Proteção Escolar – SPE, implementado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEESP), desde 2011, com foco nos fundamentos políticos e pedagógicos explicitados em seu escopo legal. Apresentam-se, inicialmente, programas e projetos anteriores à implantação do SPE, com vistas a contextualizar medidas e ações no campo da política educacional que incentivavam a participação da comunidade na escola e propunham atividades de prevenção a possíveis situações de conflitos. Na sequência, examina-se o conjunto normativo que regulamenta o SPE, enfatizando as atribuições do Professor Mediador Comunitário – PMC, profissional responsável pela mediação de violência e indisciplina nas unidades da rede estadual de ensino.

Keywords : Política e gestão educacional; Sistema de proteção escolar; Conflitos escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )