SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Cervical perforating foreign body: case reportYoung's syndrome: repeated upper airway infections and azoospermia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Associação Médica Brasileira

Print version ISSN 0104-4230

Abstract

VALVERDE, N.J. de L.; LUCENA, M.C. de; BRIGLIAN, C.H.  and  OLIVEIRA, A.R. de. Uma exposição acidental aos raios X de um difratômetro. Rev. Assoc. Med. Bras. [online]. 2000, vol.46, n.1, pp. 81-87. ISSN 0104-4230.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-42302000000100013.

As mãos de três trabalhadores foram irradiadas acidentalmente numa indústria em Camaçari, Estado da Bahia, Brasil. O diagnóstico clínico de radiodermite aguda foi possível, antes mesmo da confirmação dosimétrica da ocorrência, em virtude das manifestações cutâneas exibidas, precedidas por um eritema, e também pelas histórias ocupacionais. As avaliações das doses recebidas pelos acidentados, usando-se restituições com dosímetros termoluminescentes, tiveram boa correlação com as doses estimadas em função das manifestações clínicas. A causa imediata do acidente foi a má manutenção do equipamento que levou a sua janela posterior a ficar permanentemente aberta, porém foram fatores contributórios importantes a falta de informação dos empregados sobre os possíveis efeitos biológicos das radiações ionizantes e o não seguimento dos procedimentos operacionais corretos. A descrição deste acidente é importante, face ao grande número de difratômetros existentes em laboratórios, universidades, centros de pesquisa e indústrias. Tais aparelhos são considerados "virtualmente isentos de risco ocupacional", o que não é verdadeiro, como comprova a ocorrência que descrevemos. A evolução médica dos pacientes tem sido satisfatória, especialmente em virtude da baixa energia do feixe de raios X do difratômetro e, em conseqüência, da sua pequena penetração tissular.

Keywords : Acidente radiológico; Raios X; Radiolesão localizada; Exposição à radiação; Difratômetro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese