SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4A Portuguese manor in rural Brazil or The saga of the enlightened Dom Frei Cipriano and the garden of the former episcopal palace in the late eighteenth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

História, Ciências, Saúde-Manguinhos

Print version ISSN 0104-5970

Abstract

MARQUESE, Rafael de Bivar. A Ilustração luso-brasileira e a circulação dos saberes escravistas caribenhos: a montagem da cafeicultura brasileira em perspectiva comparada. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2009, vol.16, n.4, pp. 855-880. ISSN 0104-5970.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702009000400002.

A geração dos ilustrados luso-brasileiros encarou a agricultura escravista caribenha como o modelo a ser emulado na América portuguesa. Para tanto, traduziram e publicaram, na virada do século XVIII para o XIX, alguns textos elaborados nas Antilhas. Nesse escopo reformista, a cafeicultura ocupou lugar de destaque. Para compreender o papel desses saberes na montagem da cafeicultura brasileira, comparam-se os casos de Brasil e Cuba. Pretende-se demonstrar que, na colônia espanhola, implantou-se de fato a planta produtiva cafeeira de Santo Domingo, e no Brasil, criou-se uma planta, lastreada em novos padrões de gestão agrícola fundados em saberes locais.

Keywords : cafeicultura; escravidão; Brasil; Cuba; Santo Domingo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese