SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Orgulho e preconceito: a "objetividade" como mediadora entre o jornalismo e seu público author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Opinião Pública

Print version ISSN 0104-6276

Abstract

NEIVA, Pedro  and  IZUMI, Mauricio. Os sem-voto do Legislativo brasileiro: quem são os senadores suplentes e quais os seus impactos sobre o processo legislativo. Opin. Publica [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 1-21. ISSN 0104-6276.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762012000100001.

Este artigo tem dois objetivos principais. O primeiro é elaborar um perfil dos suplentes de Senadores no Brasil em comparação com os Senadores titulares. O segundo objetivo é avaliar a sua atuação política, no intuito de identificar se exercem algum impacto sobre o funcionamento do Senado e sobre a sua relação com o Poder Executivo. Sugerimos que o fato de os suplentes não serem eleitos contribui para que eles sejam designados para tarefas "espinhosas" que poderiam gerar custos políticos para os Senadores titulares. Verificamos também que eles oferecem um apoio ligeiramente maior ao Poder Executivo, especialmente nas coalizões que contam com uma participação maior dos partidos de direita.

Keywords : Legislativo; Senado; suplentes; perfil; elites.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese