SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Votando na prateleira: a politização do consumo na América LatinaAtitudes, cognição e participação política: padrões de influência dos ambientes de socialização sobre o perfil político dos jovens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Opinião Pública

Print version ISSN 0104-6276

Abstract

PEREIRA, Marcus Abilio. Movimentos sociais e democracia: a tensão necessária. Opin. Publica [online]. 2012, vol.18, n.1, pp. 68-87. ISSN 0104-6276.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762012000100004.

O presente artigo analisa algumas das críticas feitas às teorias deliberativas da democracia, de forma a resgatar o conflito como componente determinante para o desenvolvimento das democracias contemporâneas. Esta paisagem teórica permitiu um avanço em relação às questões da inclusão política, ao reconhecer a importância da autonomia política e ampliação da igualdade formal. Apesar destes avanços, as teorias deliberativas da democracia passaram a ser objeto de críticas em relação à excessiva ênfase no consenso, o que acabou por eclipsar outras formas de ação política, tais como as ações coletivas de conflito. Neste artigo, busco reforçar a importância da ênfase no conflito como elemento determinante para o desenvolvimento de nossas democracias. Para tanto, promovo um diálogo entre a teoria deliberativa da democracia e a teoria dos processos políticos, que tem como foco central a análise da relação entre os atores coletivos, suas políticas de conflito e o contexto político.

Keywords : teorias deliberativas da democracia; consenso; conflito; participação política; movimentos sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese