Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
CERNE
Print version ISSN 0104-7760
Abstract
LIMA, Olivia de; MELLONI, Rogério and MELLONI, Eliane Guimarães Pereira. Antropização da zona de amortecimento da reserva biológica serra dos toledos (Itajubá-MG) e seu efeito na qualidade do solo. CERNE [online]. 2013, vol.19, n.3, pp.373-381. ISSN 0104-7760. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-77602013000300003.
Áreas que compreendem "zonas de amortecimento" são importantes na minimização dos efeitos dos impactos gerados no entorno e que podem afetar o interior de unidades de conservação, auxiliando na manutenção de seus recursos naturais. No entanto, nem sempre são protegidas e muitas são manejadas indevidamente, comprometendo a sustentabilidade das mesmas e, por conseguinte, das próprias unidades. Neste trabalho, objetivou-se avaliar o efeito da antropização da zona de amortecimento na qualidade do solo interno à Reserva Biológica Serra dos Toledos, em Itajubá-MG. Para isso, selecionaram-se três áreas sob diferentes atividades na zona de amortecimento (pastagem, agricultura e mata nativa) e três áreas limítrofes a essas, dentro da Reserva Biológica, caracterizando-as de acordo com diversos atributos físicos, químicos, microbiológicos e visuais da qualidade do solo. As áreas que apresentaram as piores condições físicas, microbiológicas e visuais do solo foram aquelas localizadas na zona de amortecimento sob atividades de agricultura e pastagem. Os atributos microbiológicos mostraram-se sensíveis na discriminação das diferentes áreas, evidenciando a relação direta entre o impacto negativo da agricultura praticada na zona de amortecimento e a qualidade do solo no interior da Reserva Biológica estudada.
Keywords : Atributos físicos; atributos microbiológicos; atributos visuais; qualidade ambiental; unidade de conservação.