SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The Psychiatric Reform and the swallowsDepressive symptons and social relationships among elderly population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Departamento de Psicologia. UFF

Print version ISSN 0104-8023

Abstract

FORMIGA, Nilton S.. Valores humanos e sexismo ambivalente. Rev. Dep. Psicol.,UFF [online]. 2007, vol.19, n.2, pp. 381-396. ISSN 0104-8023.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232007000200009.

O preconceito, independente do grupo em que se encontre o indivíduo, é um fenômeno antigo. Atualmente, é possível observar que algumas práticas discriminatórias vêm assumindo novas facetas, não ocorrendo a sua diminuição, mas a apresentação de uma versão sutil. Uma das promissoras explicações deste problema centra-se nos valores humanos, principalmente porque esse construto é capaz de orientar escolhas, atitudes, avaliação comportamental e situações sociais. 200 graduandos, de ambos os sexos, do curso de Psicologia de uma Universidade privada responderam coletivamente nas salas de aula o inventário de sexismo ambivalente, valores humanos e dados sócio-demográficos. Observou-se que o critério de orientação valorativa pessoal relacionou-se com o sexismo hostil e benévolo, já o social apenas com o benévolo. Os valores que visam um individualismo foram capazes de fomentar tanto o preconceito sutil quanto tradicional, e que os que apontam para uma orientação social, salientou também uma discriminação sutil.

Keywords : Valores Humanos; Sexismo Ambivalente; Preconceito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese