SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Field trapping of Rhynchophorus palmarum (L.) using aggregation pheromone and sugar cane as baits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

Print version ISSN 0301-8059

Abstract

OLIVEIRA, Paulo S.  and  PIE, Marcio R.. Interações entre formigas e plantas com nectários extraflorais na vegetação do cerrado. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 1998, vol.27, n.2, pp. 161-176. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80591998000200001.

Nectários extraflorais (NEFs) são glândulas de néctar não relacionadas com o processo de polinização da planta e que podem ocorrer virtualmente em todas as estruturas vegetativas e reprodutivas de angiospermas. Estudos recentes revelaram que NEFs ocorrem em diversas espécies de arbustos e árvores dos cerrados brasileiros. Plantas portadores destas glândulas são visitadas de dia e de noite por diversas espécies de formigas nectarívoras do cerrado. Nesta revisão apresentamos os dados obtidos nos últimos 15 anos sobre a interação entre formigas e plantas com NEFs em vegetação de cerrado. Estudos experimentais no campo indicam que as formigas visitantes de NEFs podem predar ou injuriar insetos herbívoros que encontram sobre as plantas, reduzindo significativamente as taxas de herbivoria sobre as folhas, botões ou flores. Em resposta, algumas espécies de herbívoros desenvolveram vários mecanismos para evitar o ataque das formigas sobre suas plantas hospedeiras. Os benefícios oferecidos às plantas pelas formigas visitantes, entretanto, podem variar com a agressividade da espécie de formiga, com as estratégias defensivas apresentadas pelos insetos herbívoros, bem como com a espécie de planta. Os resultados obtidos para diferentes espécies de plantas de cerrado são discutidos, indicando áreas promissoras para estudos experimentais futuros.

Keywords : Insecta; Hymenoptera; herbivoria; mutualismo; predação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English