SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Danos de Zabrotes subfasciatus (Boh.) (Coleoptera: Bruchidae) em linhagens de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) contendo arcelinaPreferência alimentar de adultos de Diabrotica speciosa (Germar) (Coleoptera: Chrysomelidae) por genótipos de batata (Solanum spp.) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

versão impressa ISSN 0301-8059

Resumo

SILVA, Mauro T.B.. Controle de larvas de Diloboderus abderus Sturm (Coleoptera: Melolonthidae) via tratamento de sementes de trigo com inseticidas em plantio direto. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.1, pp. 123-129. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000100015.

A larva de Diloboderus abderus Sturm (Coleoptera: Melolonthidae) é uma praga importante da cultura do trigo (Triticum aestivum L.) em plantio direto na região Sul do Brasil. Este estudo teve como objetivo avaliar doses de diferentes inseticidas aplicados via tratamento de sementes para controle dessa praga. A eficiência dos inseticidas foi avaliada através do número de larvas vivas aos 30, 60 e 90 dias após a emergência das plantas (DAE), da massa seca da parte aérea das plantas aos 90 DAE, do número de espigas aos 120 DAE e da produção de grãos. Foram observadas correlações negativas significativas da dose dos inseticidas com o número de larvas, e correlações positivas significativas entre dose dos inseticidas e massa seca da parte aérea e número de espigas. Infestações de larvas nas testemunhas não tratadas causaram reduções significativas na produtividade em relação às áreas tratadas com inseticidas. A produtividade aumentou à medida que se aumentou a dose dos inseticidas. Embora imidaclopride não se tenha mostrado muito eficiente na redução da população de larvas de D. abderus, doses a partir de 350, 320, 125 e 42 g i.a./100 kg de sementes dos inseticidas tiodicarbe, furatiocarbe, carbossulfam e imidaclopride, respectivamente, foram eficientes na redução das perdas na produtividade do trigo em plantio direto, sob infestações iniciais variando entre 18 e 26 larvas/m2.

Palavras-chave : Insecta; Scarabaeidae; controle químico; sistema de cultivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português