SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Virulence of Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. to Diatraea saccharalis (F.) (Lepidoptera: Crambidae) after conidia storage at low temperatureBiology and preference for oviposition of Phthorimaea operculella (Zeller) (Lepidoptera: Gelechiidae) on leaves of Solanum tuberosum (L.) and S. berthaultii (Hawkes) genotypes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

Print version ISSN 0301-8059

Abstract

FONSECA, Alysson R.; CARVALHO, César F.  and  SOUZA, Brígida. Resposta funcional de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae) alimentada com Schizaphis graminum (Rondani) (Hemiptera: Aphididae). An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.2, pp. 309-317. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000200013.

Estudou-se a resposta funcional de Chrysoperla externa (Hagen) alimentada com cinco densidades de Schizaphis graminum (Rondani). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e dez repetições. Os ensaios foram conduzidos em câmaras climáticas a 25 ± 1ºC, UR de 70 ± 10 % e fotofase de 12 horas. Observou-se para os três ínstares um maior consumo em função do aumento na densidade de presas oferecidas; porém, houve uma tendência de estabilização no consumo a partir da densidade média de presas pré-estabelecida, exceto para o primeiro ínstar, que apresentou um aumento constante no consumo de pulgões. A duração do primeiro e terceiro ínstares, e da fase de larva como um todo, aumentou em função do aumento na disponibilidade de presas oferecidas. Entretanto, no segundo ínstar, a duração diminuiu em função desse aumento. Os resultados evidenciaram para o 1°, 2° e 3° ínstares e toda a fase de larva uma resposta funcional do Tipo II. Para a densidade média de presas oferecida foi avaliado o tempo de busca e manuseio. O menor tempo de busca foi verificado para larvas de segundo ínstar, enquanto que o primeiro ínstar apresentou o maior tempo de busca e de manuseio. O tempo de manuseio diminuiu progressivamente com o desenvolvimento da larva.

Keywords : Insecta; predação; consumo; tempo de busca; tempo de manuseio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese