SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Levantamento da fauna de Hymenoptera parasitóides em uma plantação de Eucalyptus grandis e em vegetação nativa em Ipaba, Minas GeraisIdentificação, distribuição geográfica e plantas hospedeiras de biótipos de Bemisia tabaci (Genn.) (Homoptera: Aleyrodidae) no Estado do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Anais da Sociedade Entomológica do Brasil

versão impressa ISSN 0301-8059

Resumo

BOGO, Amauri  e  MANTLE, Peter. Oligossacarídeos em "honeydew" das Cochonilhas Coccus hesperidum L. e Stigmacoccus sp. no Brasil. An. Soc. Entomol. Bras. [online]. 2000, vol.29, n.3, pp. 589-595. ISSN 0301-8059.  http://dx.doi.org/10.1590/S0301-80592000000300022.

"Honeydew" produzido por uma nova espécie de cochonilha brasileira, ainda prsentes não descrita, do gênero Stigmacoccus sp. (near S. asper Hempel) (Homoptera: Margarodidae) foi analisado por diferentes técnicas de cro- matografia, incluindo cromatografia de papel, bombardeamento de átomo - espectrometria de massa (FAB-MS) e cromatografia gasosa - espectrometria de massa (GC-MS). Foram identificados frutose e glucose como monossacarídeos e sucrose, maltose, trealulose, trealose e hexose-hexitol como dissacarídeos. O trissacarídeo erlose e o tetrassacarídeo glucosil-erlose foram identificados pela primeira vez por modernas ténicas de análise de ligação. Erlose foi também identificado em "honeydew" produzido pela cochonilha Coccus hesperidum L. (Homptera: Coccidae), juntamente com o pentâmero maltosil-erlose. Portanto, pode-se notar que este metabolismo específico de transformação nos açúcares desta série oligomérica ocorre largamente dentro da superfamília Coccoidea.

Palavras-chave : Insecta; FAB-MS; GC-MS; erlose; maltose; transformações metabólicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês