SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue5Risk of complications during dermatologic surgery: protocol for excisional surgeryRecessive dystrophic epidermolysis bullosa mitis: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

On-line version ISSN 1806-4841

Abstract

CASTRO, Luiz Guilherme M.; DUPRAT, João Pedreira  and  LANDMAN, Gilles. Dupla drenagem para cadeias linfonodais distintas, detectada por técnica de biópsia de linfonodo sentinela em pacientes com melanoma cutâneo: relato de dois casos. An. Bras. Dermatol. [online]. 2005, vol.80, n.5, pp. 499-502. ISSN 1806-4841.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005000600008.

Os principais méritos da biópsia de linfonodo sentinela em pacientes com melanoma cutâneo residem na possibilidade de serem evitadas linfadenectomias radicais desnecessárias e de permitir a correta identificação da cadeia de drenagem linfática, principalmente quando o tumor se localiza em áreas de drenagem ambígua. Atualmente já foi incorporada como fator prognóstico, sendo importante dado para o correto estadiamento do paciente. No presente relato são apresentados dois casos em que a utilização desta técnica foi extremamente útil, sobretudo por ter identificado a presença de drenagem linfática para duas cadeias linfáticas distintas. é importante que o dermatologista esteja consciente da correta indicação da técnica, para poder orientar da melhor forma possível seus pacientes.

Keywords : Biópsia de linfonodo sentinela; Cintilografia; Melanoma; Neoplasias cutâneas; Oncologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese