SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue3Thoracic myelopathy due to calcification of the ligamentum flavum with hyperproteinorachia and responsive to steroid therapy: case reportInfluence of creatine supplementation on bone mass of spontaneously hypertensive rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Reumatologia

Print version ISSN 0482-5004

Abstract

GOMES, Kirla Wagner Poti et al. Leishmaniose tegumentar em paciente com espondilite anquilosante utilizando adalimumabe. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2012, vol.52, n.3, pp. 450-452. ISSN 0482-5004.  http://dx.doi.org/10.1590/S0482-50042012000300014.

A leishmaniose é uma antropozoonose causada por espécies de Leishmania e pode apresentar-se de diversas formas clínicas, dependendo da interação parasita-hospedeiro. O fator de necrose tumoral-α (TNF-α) é uma citocina essencial para o controle de infecções, especialmente contra parasitas intracelulares como a Leishmania. A terapia anti-TNF-α tem importante papel no tratamento de doenças reumáticas, mas o uso desses antagonistas está relacionado ao aumento de infecções. Relatamos o primeiro caso de leishmaniose cutânea no Brasil em uma paciente portadora de espondilite anquilosante em uso de adalimumabe e metotrexato. Acreditamos que neste caso não houve relação entre o uso de anti-TNF-α e a leishmaniose cutânea, pois a doença estava limitada a apenas uma úlcera, que cicatrizou completamente após o tratamento. Mais estudos, entretanto, são necessários para entender melhor a possível associação entre agentes anti-TNF-α e leishmaniose.

Keywords : espondilite anquilosante; fator de necrose tumoral-α; leishmaniose cutânea; metotrexato.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese