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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SOIHET, Rachel. A pedagogia da conquista do espaço público pelas mulheres e a militância feminista de Bertha Lutz. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.15, pp.97-117. ISSN 1413-2478.

A conquista de direitos pelas mulheres constituiu-se num longo processo de marchas e contramarchas, do qual inúmeras foram aquelas que participaram, na maioria, anônimas. Um dos movimentos, porém, desenvolvido numa conjuntura favorável, entre 1919 e os anos 1930, sob a liderança de Bertha Lutz, conseguiu assegurar às mulheres o reconhecimento de muitas das suas reivindicações. Nesse sentido, este artigo traz à tona a atuação dessas mulheres que, em meio a preconceitos nos mais diversos âmbitos, encaminharam a sua luta a fim de obter o acesso à cidadania. E, assim, na concepção de Hannah Arendt, possibilitaram às mulheres assumir sua plena condição humana através da ação política, da qual eram violentamente excluídas.

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