SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Teaching how to divide the world; the perverse curriculum of a television programmeCriminal and sinful scenarios in the registers of occurrences of a public school in Curitiba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Problematizações sobre o exercício de ver: mídia e pesquisa em educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.20, pp. 83-94. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782002000200007.

Apresento e discuto uma proposta metodológica para investigações que, no campo educacional, tratam da análise de produtos da mídia, especialmente da televisão. Apoiada em autores como Foucault e Deleuze, Beatriz Sarlo e Martín-Barbero, argumento em favor de um trabalho de pesquisa que busque descrever, a partir de um estudo da linguagem audiovisual, os discursos que, circulando como verdade em nosso tempo, produzem, para indivíduos e diferentes grupos sociais, determinados modos de subjetivação. A análise dos discursos da mídia é entendida como uma ferramenta para descrever práticas discursivas e não-discursivas, o visível e o enunciável dos modos de ver contemporâneos.

Keywords : mídia; recepção; análise do discurso; pesquisa em educação; subjetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese