SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24The discourse of science and dissemination in curricular directives for Portuguese LanguageThe National Programme of School Scholarships and affirmative action in the educational field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

TREIN, Eunice  and  CIAVATTA, Maria. O percurso teórico e empírico do GT Trabalho e Educação: uma análise para debate. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.24, pp. 140-164. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000300011.

Trabalho elaborado com o objetivo de dar prosseguimento ao balanço periódico, na forma de um "estado do conhecimento", da produção científica do GT, com base nos trabalhos selecionados e discutidos pelo Grupo nas Reuniões Anuais da ANPEd, de 1996 a 2001, retomando a pauta de temáticas apresentadas em balanços similares, realizados de 1987 a 2000. Do ponto de vista teórico-metodológico, o GT orienta-se pelo materialismo histórico, contempla também a discussão de outras linhas teóricas e tem como compromisso a transformação das formas de exploração e amesquinhamento do ser humano. Do ponto de vista dos conteúdos, os temas recorrentes mais presentes são os seguintes: trabalho e educação - teoria e história; trabalho e educação básica; profissionalização e trabalho; educação do trabalhador nas relações sociais de produção; e trabalho e educação nos movimentos sociais.

Keywords : trabalho e educação; teoria e história; profissionalização; educação dos trabalhadores; educação básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese