SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro cicloQuinze anos de ciclos no ensino fundamental: um balanço das pesquisas sobre sua implantação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FRANCO, Creso. Ciclos e letramento na fase inicial do ensino fundamental . Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp.30-38. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000100004.

Apresenta e critica as fontes a partir das quais é possível mensurar a relativa prevalência da organização da escolarização em ciclos, no ensino fundamental brasileiro, e discutir abordagens que possibilitem superar os problemas metodológicos presentes em vários levantamentos que fazem uso dessas fontes. Com base nas mesmas fontes, descreve o estado recente das políticas implantadas na redes estaduais e nas redes municipais das capitais brasileiras. No que se refere a ciclos nas etapas iniciais do ensino fundamental. Discute as potencialidades e limitações das pesquisas quantitativas que procuraram avaliar a repercussão dos ciclos na educação brasileira.

Palavras-chave : ciclos e letramento; ensino fundamental; fontes estatísticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons