SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Reviewing the past and constructing the present: the gay movement as an educational spaceThe question of metaphor, reference and sense in qualitative research: the contribution of socio-poetics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CUNHA, Marcus Vinicius da. Ciência e educação na década de 1950: uma reflexão com a metáfora percurso. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp. 116-126. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000100011.

Situa a relevância do Centro Brasileiro e dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do INEP para o surgimento de um debate quanto ao sentido da pesquisa científica em educação, o que permitiu aflorar significativa discussão sobre o conceito de pesquisa educacional e sobre a definição da ciência nesse campo. Analisa as manifestações de Anísio Teixeira e de Florestan Fernandes, como representantes de duas concepções quanto aos vínculos da ciência com a educação. Para tal, utiliza a análise retórica, especialmente a metáfora percurso, noção-chave das teorias pedagógicas, que comporta duas conotações: percurso determinado e percurso indeterminado. As idéias de Anísio Teixeira e de outros autores vinculados ao Centro Brasileiro e influenciados pelas idéias de John Dewey são posicionadas como integrantes da metáfora percurso indeterminado, cuja origem advém da concepção deweyana de ciência inspirada nos desenvolvimentos teóricos da física quântica.

Keywords : educação brasileira; retórica; metáfora; Anísio Teixeira; Florestan Fernandes; John Dewey.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese