SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25A questão da metáfora, da referência e do sentido em pesquisas qualitativas: o aporte da sociopoética índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

HOFF, Sandino. Fundamentos filosóficos dos livros didáticos elaborados por Ratke, no século XVII. Rev. Bras. Educ. [online]. 2004, n.25, pp.143-155. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000100013.

Apresenta uma visão geral sobre a pedagogia de Wolfgang Ratke (1571-1635), explorando, especificamente, os fundamentos filosóficos que orientaram o conteúdo e a forma de seus livros escolares. Analisa o princípio da harmonia entre a revelação, a natureza e a ciência, a preocupação com as disposições naturais nas crianças e o método que, no caso da confecção de manuais, resulta em textos de formato uniforme a seguir a ordem da natureza. Em Ratke, os aspectos filosóficos - a ciência - são de ordem geral; mas o método de ensino - a arte de ensinar - parte da lição de coisas.

Palavras-chave : fundamentos dos livros escolares; organização didática no século XVII; ensino conforme a ordem da natureza.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons