SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Escola-empresa: traços do empresário-sombraPolítica curricular como política cultural: uma abordagem metodológica de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PEREIRA, Gilson R. de M.  e  ANDRADE, Maria da Conceição L. de. Socioanálise de pré-noções no discurso jornalístico sobre educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2005, n.28, pp.128-139. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782005000100011.

A partir da análise de reportagens publicadas em duas revistas semanais de grande circulação nacional, esta pesquisa investiga as formas assumidas pelas pré-noções acionadas por agentes do campo jornalístico na produção e difusão de informações e pontos de vista sobre a educação. Parte-se da hipótese segundo a qual, em razão da posição ocupada pelo campo jornalístico na economia geral de bens simbólicos, as práticas educativas de professores e demais agentes sociais são conformadas por uma determinada construção social da realidade, isto é, por princípios de visão da educação impostos por jornalistas, o mais das vezes sutilmente, tanto ao campo educacional quanto ao espaço social geral.

Palavras-chave : educação; jornalismo; pré-noções.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons