SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número32História cultural e história da educaçãoAs dimensões da qualidade dos periódicos científicos e sua presença em um instrumento da área da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

NEVES, Luiz Felipe Baêta. História intelectual e história da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2006, vol.11, n.32, pp.340-345. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000200012.

O texto começa por tratar do uso anacrônico de palavras e idéias. Tal uso caracteriza-se por uma rigidez na interpretação da linguagem, que acaba por se fixar nos significados correntes na época em que se escreve a história. Essa reificação do discurso tende a desconsiderar as possíveis significações das palavras no período histórico, mais ou menos distanciado, que estudamos. As palavras podem repetir-se, mas suas formas de apropriação são virtualmente infinitas; a escrita da história é a "comparação" da posição teórica que escolhemos com a história das fontes que nos foram legadas. A história da educação deve, assim, ser observada na própria constituição de seu discurso e não em "contextos" que acabam por ser o repositório exclusivo do tempo.

Palavras-chave : história intelectual; história da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons