SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue37Analysis of public policies for in-service teacher training in Brazil, on the last decadeImages from a legacy site of the new education: the Rio de Janeiro Institute of Education in the 30's author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, vol.13, n.37, pp. 71-83. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782008000100007.

O artigo discute a potencialidade de alguns princípios, elaborados por cientistas de diferentes áreas, no resgate de um sentido do conhecimento para a vida, elo perdido com a prática de sua fragmentação. Tais princípios são: princípio holográfico (David Bohm/Edgar Morin), princípio de complementaridade dos opostos (Niels Böhr), princípio da transdisciplinaridade (Basarab Nicolescu), princípio da incerteza (Werner Heisenberg) e princípio da autopoiese (H. Maturana e F. Varela). Esses princípios estão integrados à teoria da complexidade e transdisciplinaridade.

Keywords : educação; complexidade; transdisciplinaridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese