SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue43On the proximity of common sense in qualitative research in education: positivity or simple decadence?Educational research in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CURY, Carlos Roberto Jamil. O debate sobre a pesquisa e a avaliação da pós-graduação em educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.43, pp. 162-165. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000100011.

O texto introduz as comunicações feitas na mesa de abertura do IX Encontro de Pesquisa da Região Sudeste, realizado na Universidade de São Carlos, em julho de 2009. De início, destaca a importância do debate sobre a pós-graduação brasileira, em termos da produção de pesquisa qualificada e da importância da avaliação conduzida pela CAPES. Coloca em questão o dilema por ela enfrentado atualmente: quais os limites impostos pela necessária burocratização e a liberdade democrática de buscar realizar seus fins últimos? Ou seja, quais as possibilidades de conciliação entre a gestão burocrática, própria do sistema, e gestão democrática, exigida inclusive pela autonomia universitária? Afirma que é desta perspectiva que deve ser entendida a tensão revelada no debate.

Keywords : pós-graduação; pesquisa; avaliação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese