SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Desempeños de la enseñanza: comprensión de las dimensiones filosóficas de la formaciónLa promoción de habilidades cognitivas y educación: un modelo de análisis de programas de desarrollo cognitivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

PEREIRA, Marcelo de Andrade. A dimensão performativa do gesto na prática docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp. 555-563. ISSN 1413-2478.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000300012.

O presente estudo, de caráter ensaístico, discorre, desde um ponto de vista filosófico, sobre o sentido do gesto em geral e na prática educativa. A análise procede da diferenciação do sentido do gesto do mero gesto motor em relação aos gestos figurado ou expressivo a partir da qual se depreende a acepção própria de gesto à investigação. Infere-se que a dimensão performativa e, portanto, expressiva do gesto permite criar um espaço de experimentação e construção do saber qualitativamente distinto do ordinário, não regulado por fins de ordem meramente biológica, cognitiva ou instrumental. Essa perspectiva compreende o gesto desde sua dimensão performativa como ato estético. Descrevem-se e analisam-se os conteúdos, os objetos, as condições e os efeitos do elemento estético em face de uma prática docente performativa. A investigação é amparada pelas intuições de Osman Lins, Walter Benjamin, Hans Ulrich Gumbrecht, Jean Galard, Baldine Saint Girons, entre outros.

Palabras llave : educação estética; comunicação; prática docente; gesto; performance.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués